2006/02/02

Woody Allen no seu melhor

O grande cineasta americano deixou o seu habitat de Manhattan e foi a Londres fazer Match Point. Um dos seus melhores filmes. Parece dominar Londres, as ruas, os parques e os abismos sociais tão bem como os ambientes de Nova York que nos tornou familiar.
Um drama moralmente incorrecto onde os críticos descobrem Fiodor Mikhailovitch Dostoievski, Ingmar Bergman e Alfred Hitchcock. Uma realização magistral.
A história é muito simples. Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers) é um irlandês pobre que chega a Londres para arranjar um job e tentar subir na vida. Dá lições de ténis a gente rica e aí conhece Tom Hewett (Matthew Goode) filho de um grande industrial (Brian Cox) que o introduz na sua requintada família. A irmã Chloe (Emily Mortimer) apaixona-se rapidamente por Chris. O pai que já sofreu o susto de ver fugir a filha com um qualquer, emprega o irlandês que, dadas provas de trabalho, rapidamente promove a lugar de topo. Entretanto Chris conhece a namorada de Hewett uma sedutora e sensual americana, eterna candidata a atriz, Nola Rice (Scarlett Johansson) por quem se apaixona perdidamente. Que fazer? (Interrogação histórica que já Lenin, noutro contexto, tinha em tempos colocado;-)Estatuto social ou o amor? Chris se se conforma provisoriamente (?) com o casamento com Chloe não deixa de se arrebatar crescentemente pela sensual Nola.
Depois Hoody Allen move esta gente rica e aquela gente pobre em volta uma da outra. Coloca em conflito o amor, a dignidade, a paixão com a ascensão social e a fortuna. O dinheiro e o amor. A fidelidade e a traição. A vida e a morte.
Hoody Allen aproveita para dizer de forma muito bem gizada e quase convincente que o destino de um homem não está na sua mão. Mas na sorte. No acaso. Uma aliança de ouro atirada ao rio pode bater esquivamente no parapeito metálico. E ficar por ali subindo de ricochete no ar, revolteando indecisa entre perder-se nas águas do rio ou tombar para o lado do passeio e salvar uma vida.
O filme desenvolve-se nos limites de uma história simples num crescendo de tensão entre opções que se excluem: a paixão e a fortuna. O bem e o mal. Até à explosão final.



Ficha do filme:
Data de estreia:2006-01-19
Título original:Match Point
Realização:Woody Allen
Elenco: Scarlett Johansson; Jonathan Rhys-Meyers; Emily Mortimer; Brian Cox; Matthew Goode; Penelope Wilton; Layke Anderson; Morne Botes; Ewen Bremner; Scott Hanay; Rose Keegan
Argumento:Woody Allen
Produção:Michael Dounaev; Stephen Tenenbaum; Jimmy de Brabant
Estúdios:British Broadcasting Corporation (BBC); Magic Hour Media; Thema Production; Invicta Capital Ltd.; BBC Films
Género:Drama / Thriller
Duração:124 min.
País:Reino Unido



IMAGENS DO FILME


Chris Wilton e Tom Hewett


Chris e Chloe


Nola Rice (no pub com Chris)


Chris (no pub com Nola)


Chris Wilton e o sogro


Chloe, Chris e Nola


C e N


C e N


C e N


Chris e a mulher Chloe

4 comentários:

Micas disse...

Ainda não arranjei tempo para ir ver, mas já está na lista há tempo.

Beijinho

Anónimo disse...

Quem é o Woody Hallen?

Que cromo!

Anónimo disse...

Woody Hallen???

O erro ainda é mais grave na medida em que na ficha do filme - também apresentada - o nome do cineasta está correcto, ou seja: Woody Allen (sem H).

Raimundo Narciso disse...

Obrigado. Vejam como um H pode estragar tudo. Vou já emendar.
A observação de cromo mais acima fez-me rir. Mas não gostei. Mais respeitinho tá bem!