2014/01/03

Pires Jorge e as conversas no Facebook. E também outros históricos dirigentes do PCP

Ontem no facebook a Helena Pato ofereceu ao grupo Fascismo Nunca Mais uma reportagem sobre a fuga de Peniche onde se fala de Pires Jorge que teve um papel central na preparação, no exterior, da célebre fuga da Cadeia do Forte de Peniche em 3 de Janeiro de 1961.
Comentários e conversas de facebook e a figura deste revolucionário e dirigente comunista suscitou observações de quem o conhecia que sublinhavam a estima, a cordialidade a simpatia que em todos suscitava.
Eu levei lá um postal que, com a Maria Machado, fizemos na clandestinidade, integrado na campanha pela sua libertação e que ainda conservo no espólio desses tempos. O Carlos Poeiras referiu então o livro de memórias de Pires Jorge (1907-1984) onde está uma fotografia em que ambos estão, tirada num cemitério em Moscovo, onde visitaram a campa de Manuel Rodrigues da Silva, o dirigente do PCP que morreu em Moscovo em 1965, depois de 23 anos de prisão política em Portugal. Fui à procura do livro e ele lá estava,  despercebido, numa longa fileira de outros livrinhos seus colegas que contam as vidas de clandestinos, umas vezes escritos pelos próprios, outros em narrativa, na primeira pessoa, que um jornalista camarada passou da entrevista ao papel, em 1983, um ano antes de Pires Jorge morrer.
Exponho aqui algumas das fotografias do livro "notas biográficas de Pires Jorge", que comprovam o testemunho de Alfredo Poeiras de que se conheceram em Moscovo e o meu de que nos conhecemos numa reunião do CC do PCP em Paris em 1972.


 

 

 

 

 

 
Da esquerda para a direita: Bento Gonçalves (1875-1942) é o 1º secretário-geral do PCP (1929 - 1942) e uma figura central na história desse partido. Morto (maus tratos, doença sem tratamento) no Campo de Concentração do Tarrafal em 1942. ( 8 anos de prisão). Militão Ribeiro, membro do Comité Central e do Secretariado do PCP, morreu em 2 de Janeiro de 1950, na Cadeia Penitenciária de Lisboa, nove meses depois de ter sido preso pela PIDE com Álvaro Cunhal e Sofia Ferreira, numa casa clandestina, no Luso. (6 anos e 2 meses de prisão). Alfredo Diniz (Alex) assassinado pela PIDE em 1945, tinha 28 anos, era membro da comissão política do CC do PCP.(1 ano e 7 meses de prisão). Pedro Soares era membro do CC do PCP tinha estado preso 6 no campo de concentração do Tarrafal, viveu 22 anos na clandestinidade. Morreu num acidente de viação em 9 de maio de 1975 (12 anos de prisão). José Gregório (1908 - 1961) Foi um dos principais dirigentes do PCP, membro do CC e da sua Comissão Política. Faleceu na Checoslováquia onde esteve muito doente em tratamento e onde faleceu. (2 anos de prisão). Manuel Rodrigues da Silva (1909 - 1968) foi dirigente do PCP, do CC e do seu Secretariado. Foi o político com mais anos de prisão em Portugal. Faleceu em Moscovo em 1968. (23 anos de prisão). Manuel Guedes (1909 - 1983) marinheiro da ORA-Organização Revolucionária da Armada, foi um dos principais dirigentes do PCP, do CC e do seu secretariado. (19 anos e meio de prisão). Guilherme da Costa Carvalho (1973), foi dirigente do PCP, membro do CC. Originário de família de banqueiros do Porto, estudante da Faculdade de Ciências do Porto foi para a clandestinidade aos 24 anos. Esteve preso no Campo de concentração do Tarrafal e participou nas espetaculares fugas de Peniche de 1961 e na de Caxias, no carro blindado de Salazar, do forte de Caxias, em 1962.  Era sogro de Joaquim Pina Moura. (16 anos e meio de prisão). José Magro (1920 -1980) militante do PCP desde a universidade, dirigente do PCP, membro do seu CC, com grandes responsabilidades durante os muitos anos de clandestinidade. Foi membro do CC e deputado à Constituinte e da Assembleia da República) participou na fuga de Caxias, (20 anos e 7 meses de prisão).
 
(Um clique nas fotos amplia-as)