2012/11/06

1966: 90 presos políticos no Forte de Peniche


Para que "Não Apaguem a Memória" ofereço-vos aqui a cópia (digitalizada) de uma informação que circulou no início de 1967 entre os quadros clandestinos do PCP, talvez destinada também à Comissão de Socorro aos presos políticos. Nela se informa sobre a situação dos 90 presos políticos, no Forte de Peniche, em 1966. Nome, idade, profissão, terra de origem, pena, incluindo ou não medidas de segurança (continuação da prisão após cumprida a pena, por tempo indeterminado, ao critério da PIDE), prisões e anos de prisão sofridos em prisões anteriores, advogados de defesa.
Uma análise deste documento será muito elucidativa sobre a luta contra a ditadura. Sobre quem luta, e sobre as duríssimas penas a pessoas que apenas reclamavam, pão, trabalho, justiça, democracia, liberdade. Há muitos operários, alguns estudantes e intelectuais. São 53 operários, 18 empregados, 7 estudantes, 4 engenheiros, 1 médico, 1 professor, um capitão do Exército. Há penas monstruosas. Uma de 21 anos, outra de 16 anos, outra de 14 anos e seis meses. 81 presos com penas de muitos anos e outras de 1 e meio ou 2 anos com "medidas de segurança" que tanto podem representar 3, 6, 9 anos ou os que a PIDE entender. Pouco tempo antes fora libertado Manuel Rodrigues da Silva depois de 23 anos preso, Francisco Miguel fugiu de Caxias já com quase 22 anos de prisão, José Magro´é um dos que está nesta relação de presos de Peniche foi condenado a 10 anos mas quando sair perfez cerca de 21 anos de prisão. Que crimes? Delitos de opinião, de luta pela liberdade, sem armas nem sangue. E todos formam submetidos a torturas durante semanas e meses. Alguns até à beira da morta e da loucura a que alguns não resisitiram.
Entre os presos não encontrei nenhum... banqueiro nem latifundiário. 
Que os exemplos do passado nos inspirem nos combates políticos que hoje em democracia temos de travar quando estão em causa muitas das conquistas sociais que o 25 de Abril nos trouxe.
______________________
 
Este dispositivo digital do ISSUU oferece a informação sob a forma de um livro. Um clique na imagem abre o "livro". Um clique na seta lateral da folha do livro, à esquerda ou à direita, folhea-o.  Para ampliar a imagem se a letra for pouco legível mais um clique.
Boa leitura.