2014/02/07

CULPADAS !

O vídeo-sátira anti-estupro com a atriz de Bollywood Kalki Koechlin e a apresentadora de TV Juhi Pandey foi visto mais de um milhão de vezes em poucos dias.

No filme, "AIB365: A culpa é sua", a dupla explica por que as mulheres são as únicas culpadas por terem sido violadas.

O vídeo foi criado por All India Bak (AIB), um grupo de comediantes "stand-up", incluindo Rohan Joshi, Tanmay Bhat, Gursimran Khamba e Ashish Shakya em reação aos altos níveis de violência contra as mulheres na Índia e equívocos sobre quem é culpado.
Koechlin e Pandey "explicam" como as mulheres que falam ao telemóvel, deixando as suas casas e vestindo roupas ousadas levam ao estupro. Elas mostram exemplos de roupas provocantes, incluindo uma roupa de astronauta e uma burca.

Senhoras, vocês acham que o estupro é algo que os homens fazem por causa de um desejo de controle, fortalecidos por anos de patriarcado ? Vocês foram claramente enganadas pela noção de que as mulheres também são pessoas. Porque, encare, o estupro é culpa sua.

"Estudos científicos sugerem que as mulheres que usam saias são a principal causa de estupro. Você sabe por quê ? Porque os homens têm olhos".

O filme tem como alvo a cultura de culpar a vítima. Pandey diz: "Agora, algumas pessoas podem realmente argumentar que o crime é cometido por homens e para essas pessoas eu digo, quem deu vida a estes homens?