2018/11/09

Homenagem a Edmundo Pedro no CCB quando faria 100 anos

Ontem, dia 8 de Nov de 2018, decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, por iniciativa do seu presidente, Elísio Summavielle, uma homenagem a Edmundo Pedro falecido há pouco e que faria 100 anos nesta data. 
Com a sala repleta a homenagem reuniu muitos dos amigos de Edmundo.
Além de Elísio Summavielle que moderou a sessão esta teve como oradores João Soares, Luís Osório, Vasco Lourenço, Fernando Pereira e Paulo Almeida. 
Os oradores fizeram a história do combatente anti-fascista Edmundo Pedro e também em parte do pai Gabriel Pedro e restante família.
A pedido da mesa e na sequência de sugestão de João Soares falei da vinda de Gabriel Pedro,  pai de Edmundo, a Portugal em Outubro de 1970, e na sua participação na primeira acção armada da ARA, a sabotagem do Cunene. Gabriel Pedro estava exilado em Paris e era procurado pela PIDE, apesar disso e dos seus 70 anos de idade, insistiu junto do PCP, em Paris, para vir clandestinamente a Portugal e participar na primeira acção armada da ARA.
Referi depois o activo papel de Edmundo Pedro no Movimento Cívico "Não Apaguem a Memória" - NAM, de que era um dos sócios honorários. Com esse objectivo fiz um power-point que foi exibido no início da sessão. A homenagem terminou com a exibição de um pequeno vídeo da Fernanda Paraíso onde Edmundo dá uma entrevista, pouco tempo antes de falecer. 

Seguem-se imagens do power-point: sobre participação de Edmundo em iniciativas do NAM de que era sócio honorário.
 Visita do NAM à antiga prisão política do Forte de Peniche em 2006-04-01
2006-07-01  NAM organiza concentração de ex-presos políticos e amigos, no Aljube, para reivindicar museu. Edmundo no início da escada, à esquerda.  (Iniciativa do associado Artur Pinto e também ex-preso político na cadeia do Aljube ).
..Nas traseiras do Aljube, Edmundo Pedro fala aos presentes
2006-10-05  Manifestação com início do local da antiga sede da PIDE, em Lisboa, contra a decisão da PGR que declarou arguidos João Almeida e Duran Clemente  na manifestação, origem do NAM, em 2005-10-05, junto do local da antiga sede da PIDE. Fala Henrique de Sousa pelo NAM.
2006-12-06 Homenagem aos ex-presos políticos. Edmundo Pedro e Nuno Teotónio Pedro descerram lápide no antigo tribunal Plenário da Boa Hora. Seguiu-se sessão solene.
2008-10-05 Tela gigante, junto da ex-sede da PIDE, no 3º aniversário do NAM
Os autores da tela - alunos da Escola Superior de Belas Artes com o prof. Lima de Carvalho
2008-10-05   Edmundo Pedro apõe assinatura na tela 
2008-10-29 Colóquio  na Assembleia da República “Tarrafal: uma prisão dois continentes” – Fundação Mário Soares - NAM
 2008-10-29 “Tarrafal: uma prisão dois continentes” a assistência.
.2008-10-29 Colóquio “Tarrafal: uma prisão dois continentes
Homenagem na FIL a Edmundo Pedro no seu 90º Aniversário
 2009 -04-28  simpósio, no Tarrafal. Organização: Governo de Cabo Verde, Fundação Mário Soares, e NAM.  Intervenção Pedro Pires  presidente da República de Cabo Verde.
Mário Soares fala no Simpósio do Tarrafal
 Prisões do campo de concentração do Tarrfal 
"O segredo" celas de castigo.
Edmundo e Mário Soares no Tarrafal durante o simpósio.
2010-04-25 Edmundo Pedro fala na inauguração de uma placa que assinala a antiga sede da PIDE, iniciativa do NAM em colaboração com a CML.
2012-01-04  Homenagem pelo 50º aniversário, aos heróis da revolta do quartel de Beja. Organização da Comissão de Participantes [no assalto] e NAM .
      2014-01-28  Homenagem aos advogados dos presos políticos da ditadura - Iniciativa NAM                           com a Assembleia da República.  (Foto da autoria do fotógrafo José Gema)

Na homenagem, na AR aos advogados dos presos políticos da ditadura (Foto da autoria do fotógrafo José Gema)