2014/02/26

Ana Aranha na Antena 1: NO LIMITE DA DOR

 Ana Aranha, presta na Antena 1, todos os sábados, às 09h08 com repetição às 23h08, um inestimável serviço público: oferece aos portugueses, sob a forma de testemunhos vividos, a oportunidade de presenciarem momentos dramáticos e quase sempre heróicos da luta contra a ditadura fascista que subjugou Portugal durante quase meio século.
Guiados pela superior sensibilidade de Ana Aranha, os portugueses têm a rara oportunidade de conhecer uma parte da sua história que a grande comunicação social quase sempre oculta, os nomes e os trajetos de compatriotas seus que são alguns dos seus heróis, quase todos, mulheres e homens, desconhecidos.
Parabéns e obrigado Ana Aranha.
______________________

"No Limite da Dor Primeira Emissão: 04 Jan 2014 Duração: 49m Classificação: "No Limite da Dor" é uma série de programas com testemunhos de vários ex-presos políticos que foram torturados pela PIDE e submetidos a todo o tipo de torturas: espancamentos muito violentos, privação do sono, isolamento, chantagem emocional. São pessoas de diferentes formações políticas: do PCP à FAP, passando pelo MRPP e pelos Católicos Progressistas. Todos, cada um à sua maneira, queriam um país livre e melhor. Alguns nunca prestaram declarações à polícia política, outros acabaram por falar quer em nomes de outros companheiros, quer sobre a organização a que pertenciam. Nas conversas com Ana Aranha, estes homens e mulheres vão ao fundo dessas memórias, um exercício nem sempre fácil e por vezes doloroso. Falam dos sofrimentos, dos medos, mas também da coragem que sentiram na época e da forma como têm vivido e convivido com esta parte do seu passado."

Na Antena 1: Sábado às 09h08. Repete ao Sábado às 23h08   Link para o programa: aqui

 Data                 Testemunhos
• 22 Fev 2014 - Domingos Abrantes e Conceição Matos
* 15 Fev 2014 - Georgina Azevedo
* 08 Fev 2014 - Edmundo Pedro 
* 01 Fev 2014 - Luís Moita
* 25 Jan 2014 - Aurora Rodrigues
* 18 Jan 2014 - José Pedro Soares
* 11 Jan 2014 - Domingos Abrantes, Conceição Matos, Luís Moita, Georgina Azevedo, Joaquim      Monteiro Matias, José Pinto de Sá, Helena Pato, José Pedro Soares, Irene Pimentel, Afonso Albuquerque, Fernando Rosas.
* 04 Jan 2014 - No Limite da Dor.