O Movimento Cívico Não Apaguem a Memória – NAM, participa na homenagem aos docentes universitários demitidos pelo regime fascista do Estado Novo (1933-1974) e convida todos os seus associados e amigos a estarem presentes e a participarem nesta homenagem que terá lugar
• no dia 29 de Novembro, às 18 horas, na reitoria da Universidade de Lisboa. Intervenções do reitor da UL, António Sampaio da Nóvoa, do historiador António Ventura e de Mário Soares em representaçao da comisão promotora.
• no dia 30 de Novembro, às 17 horas, na reitoria da Universidade do Porto. Intervirão o reitor da UP, José Marques dos Santos, o historiador Manuel Loff e João Pulido Valente, em representação da comisão promotora.
• no dia 19 de Dezembro, às 12 horas, na reitoria da Universidade de Coimbra. Intervirão o reitor João Gabriel Silva, o historiador Luís Reis Torgal e Fernando Rosas, em nome da comisão promotora.
• no dia 19 de Dezembro, às 12 horas, na reitoria da Universidade de Coimbra. Intervirão o reitor João Gabriel Silva, o historiador Luís Reis Torgal e Fernando Rosas, em nome da comisão promotora.
A homenagem consistirá no descerramento de uma placa com os nomes de todos os docentes expulsos em cada uma daquelas universidades, na realização de uma sessão solene de homenagem com a participação dos Reitores e oradores convidados e na edição de uma brochura que contextualiza historicamente os acontecimentos e contém as biografias de todos os professores e investigadores demitidos. A comissão organizadora da homenagem é constituída pela
Fundação Pulido Valente, com a participação de João Monjardino;
Movimento Cívico Não Apaguem a Memória, com a participação de Raimundo Narciso, de Isabel do Carmo e de Jaime Mendes;
Fundação Mário Soares, com a participação de Alfredo Caldeira.
Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, com a participação de Fernando Rosas.
Imagem da placa que será descerrada na homenagem, nas reitorias da Universidade de Lisboa, da Universidade Técnica de Lisboa, da Universidade de Coimbra e da Universidade do Porto)
_______________