2015/04/11

Por dois votos o Ernâni não foi presidente da Associação de Estudantes de Ciências

1958, foi um ano da maior agitação política com a candidatura do general Delgado à presidência da República a fazer tremer o salazarismo. Envolvi-me ainda mais na política e a consequência foi o chumbo a duas cadeiras no 2º ano de engenharia do IST. Para não perder o ano, drama que não conhecera antes, mudei-me para a Faculdade de Ciências onde poderia frequentar além das duas cadeiras do 2º ano de engenharia quase todas as do 3º.
Eis-me assim na Faculdade de Ciências de que guardo gratas recordações. Em primeiro lugar pelo mar de raparigas, género que rareava nas engenharias do IST. Depois pelo lindo Jardim Botânico, ao lado, que propiciava um ambiente a exaltadas paixões entre colegas.
Comparada com a do IST a Associação de estudantes da FCL era pouco mais que incipiente e um grupo de estudantes que se conheciam de reuniões políticas da "oposição", na sede da Seara Nova, logo resolveu ali organizar uma lista concorrente às eleições para a direção da AE que se aproximavam. Escolhemos o Ernâni Pinto Basto para candidato a presidente da direção.


A lista do Ernâni tinha planos pedagógicos, cívicos e culturais mas foi logo alcunhada de comunista pelos "Jovens Portugal", um movimento de jovens ligados à ditadura que tinha ali três ou quatro aderentes. A lista oposta dizia-se apolítica e era quase toda de boa gente.
A votação foi renhidíssima e durou até tarde, para lá das onze da noite. O Ernâni perdeu por dois votos. Mas teve a compensá-lo ter oferecido a oportunidade a umas dezenas de raparigas nossas colegas que viviam em lares religiosos das redondezas, de gozar o ar da rua e da noite para lá das 20h limite a que o recolher daqueles lares as obrigavam para salvaguarda da virgindade e da honra.
Como era para derrotar a lista dos "comunistas" aquelas colegas puderam, excecionalmente, estar fora do lar e da vigilância das religiosas até altas horas. Como era para uma boa acção, a defesa do "santo" Salazar e para barrar o caminho ao "comunismo" na associação de estudantes, os lares consideraram aceitável o risco da virgindade que tais saídas noturnas, com o diabo sempre à espreita, obviamente propiciam.
Para preparar o programa eleitoral organizávamos passeios à praia e piqueniques que as fotos ilustram e onde se vê, entre colegas de Ciências, o Ernâni Pinto Basto. E para nos ressarcirmos da derrota passámos o Agosto em Lagos, na praia de Don' Ana. A prova é a foto aqui em baixo.
 

2015/04/07

Ernani Pinto Basto - nosso amigo


O Ernâni morreu. Para a família, para os seus amigos a notícia foi brutal. Chegou sem preparação, assim mesmo, brutal. E depois já no velório, todos dissemos, desacreditando no acontecido, que tínhamos estado com ele a semana passada, há uns dias, há umas semanas e ele estava bem, parecia tão bem! Parece impossível - exclamava-se em confidência como se a morte não fosse dona da vida.
Como foi?
Estava na terra dos antepassados, na Lixa, lá em cima no Minho, passeava com o filho Sérgio e o irmão Eugénio. Viram-no, a despropósito, inclinar-se para a frente e... cair. Cair sem uma palavra. Cair sem um adeus. Uma síncope fulminante. Coração. Explicávamos uns aos outros mesmo sabendo que já sabiam. E lembrámos junto do Sérgio e da filha Elisa e dos irmãos, o Eugénio e o Ludgero e de toda a família ali, ainda incrédula, lembrámos como nos faz falta e custa aceitar. O Paulo Almeida que já não ensina Matemática no IST, aos futuros engenheiros, dizia-me, no crematório, baixinho: "sou muito tradicional, agora devia dizer-se umas palavras".

2012, convívio no "palácio" do Jaime. 

2009 Maio - Convívio no terraço da casa do Tó e da Manela
 
2010 Setembro, lançamento de livro do Rui Martins na Barata, Lisboa

1999 - 40º aniversário de início do serviço militar obrigatório, cadetes na EPA, em Vendas Novas.  
 
 
1960-GACA 2 Torres Novas. Oficiais milicianos e comandante da 2ª bateria de Artilharia Anti-Aérea
 
1960 - GACA 2 Torres Novas. Oficiais milicianos.


1961 - Convívio de colegas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
 
 
 1963, no campo de futebol da Associação de Estudantes do IST em Lisboa.


 Dezembro 1959. Cadetes, no CIAAC, Cascais, a preparar novos Caminhos Marítimos para a Índia


27 de Novembro de 1975, com a Céu, nossos padrinhos de casamento.