2013/08/24

Índios da Meia Praia

Da tertúlia do NAM, acerca dos Índios da Meia Praia, falei no penúltimo post. Agora documento a notícia com fotos que hoje tirei, do bairro dos pescadores da Meia Praia, em Lagos, celebrizado com aquele nome de Índios da Meia Praia.
Vinha já de regresso quando me cruzei com uma senhora com aspecto local que interpelei, então o bairro já tem minimercado e café! É o bairro dos pescadores, não é? Evitei a designação de "Índios da Meia Praia" receando que pudesse não ser do agrado dos residentes. A senhora respondeu-me sorridente: é sim senhor é o bairro dos Índios da Meia Praia. Falei-lhe então da tertúlia do NAM e do arquiteto José Veloso e da Luísa Corte Real de que falo no post acima referido. Ah o Sr. Zé Veloso, o arquiteto! Ele é que foi o herói desses feitos. E informou-me eu sou a dona do café e o meu marido é o que aparece a cantar o fado no filme [de Cunha Teles] sobre os Indios da Meia Praia.
 
Sem suspeitar interpelava uma excelente testemunha. Só um pouco à frente me ocorreu que "lhe devia ter perguntado o nome, para personalizar o post que logo vou colocar no Memórias" e que é este que aqui fica mas sem o nome de tão inesperada testemunha dos factos.
(Um clique amplia as imagens. Reparar nas caixas de correio de todo o bairro na 6ª imagem à esquerda do minimercado)