2020/02/22

PEDRO BAPTISTA - CIDADÃO DO PORTO

Esta 5ª feira, 20-02-2020, foi um dia fatídico. Nesse dia, num dia, morrem dois amigos meus. Pedro Baptista no Porto e Joaquim Pina Moura em Lisboa. Ao Pina Moura que estava muito mal há anos, dediquei a crónica precedente e agora dedico umas palavras ao meu amigo Pedro Baptista, ao passado comum e à terrível surpresa, pois encontrava-se bem e como sempre muito activo.

Membro da Assembleia Municipal do Porto fora nomeado comissário geral para as comemorações dos 200 anos da Revolução Liberal do Porto. Poucas horas antes da inauguração do grande evento cuja preparação o ocupou nos últimos tempos Pedro Baptista despediu-se no Facebook com


“É hoje! Até já!”. Até nunca, até nunca, afinal.

Quando com José Barros Moura, José Ernesto, António Graça, António Hespanha, Pina Moura, Victor Neto, José Manuel Correia Pinto,  José Luís Judas, Fernando Castro, António Teodoro, Osvaldo de Castro, e muitos outros criámos, em 1992, a associação política Plataforma de Esquerda, Barro Moura, amigo de Pedro Baptista, convidou-o a participar. Na sequência do acordo com o PS para as eleições de 1995 para a AR fomos ambos eleitos deputados. Trabalhávamos no mesmo gabinete, grande e espaçoso que acolhia ainda, o capitão de Abril Marques Júnior, a Maria Carrilho e o ex-ministro Eduardo Pereira. De modo que convivemos de modo muito próximo, durante 4 anos o que me permitiu apreciar a inteligência e sagacidade do Pedro para além do seu agradável espírito de humor quantas vezes cáustico. Lembro-me de quando nas 6ªs feiras, ao fim da tarde, antes de partir para o seu muito querido Porto, gostava de nos desafiar e despedia-se de nós “Até para a semana! Vou para Portugal!!”, sim que o Sul não passava de terra de mouros!

Pedro Baptista era um apaixonado e grande cultivador da nossa língua e da história de Portugal. Tenho alguns dos livros que publicou. Encontrávamo-nos de longe em longe, mais em Lisboa que no Porto. E conversávamos, até há poucos dias, pelo Facebook. Desfecho tão inesperado deixa-nos perplexos e tristes. Ficam os pêsames à família tragicamente enlutada.
* Nota: a imagem foi obtida aqui (Link) 


Sem comentários: