2009/12/29

A sede da PIDE travestida de Paço do Duque

Um dos principais objectivos do Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! - NAM  é um memorial na Rua António Maria Cardoso junto do edifício que foi sede da PIDE/DGS.
Por desprezo dos poderes públicos pela Memória da luta pela liberdade a sede da polícia política um símbolo dos crimes do regime fascista e da luta heróica de tantos portugueses não foi preservado e foi vendido para um condomínio de luxo.
Estão em marcha diligências nomeadamente através da CML, com quem o NAM assinou um protocolo em 25 de Abril de 2009, para a criação de um memorial no local.

No dia 25 de Abril de 1974, quando a liberdade já saia à rua e a ditadura caía sem uma vítima muitos populares reuniram-se em frente da sede da PIDE exigindo pacificamente a sua extinção. Os agentes da PIDE, do interior do edifício, metralharam os manifestantes: feriram 45 pessoas e assassinaram 4.

Na fachada do edifício foi colocada em 1980 uma lápide com os nomes das vítimas deste crime impune. A lápide foi retirada para a construção do denominado "Paço do Duque". Mas como não regressava iniciaram-se os protestos. E está em marcha um grande movimento de repulsa pelo apagamento da Memória dos crimes da Pide e dos que contra ela lutaram e sofreram.[Ver aqui], [aqui], ou [aqui] entre muitos outros blogs além do movimento no Facebook em torno desta causa. (Um clique nas imagens ampliam-nas)

O protesto recente iniciou-se com uma carta da Direcção do NAM no início de Dezembro de 2009 ao dono da obra exigindo a reposição da placa. Foi reposta mas “escondida” noutro local como se pode observar pela imagem seguinte. A Placa estava no local assinalado com o quadrado a preto e foi colocada a um metro do chão mais abaixo junto à cabine amarela como a seta indica.




















O muro, com uns 50 m, em frente do cinema S. Luís, onde se pretende o memorial.

2 comentários:

Anónimo disse...

phentermine prescription online phentermine qnexa - where to order phentermine without rx

Anónimo disse...

phentermine buy phentermine user reviews - buy phentermine online doctor