2006/03/29

O Museu Hermitage em S. Petersburgo

São Petersburgo. Vista da praça do palácio de Inverno (à direita), com o Edifício do Estado Maior General, à esquerda, integrado no complexo do Museu Estatal do Hermitage, constituído por 5 palácios.
Ao centro vista do Palácio de Inverno do lado da praça e em baixo vista do Palácio de Inverno do lado do Rio Neva.

O museu tem mais de 3 milhões de obras de arte, desde a pré-história aos tempos actuais e desde arte europeia, Médio e Extremo Oriente. [link]

S.Petersburgo, depois Petrogrado e a seguir à revolução de Outubro de 1917 Leninegrado, voltou ao nome primitivo após o fim da União Soviética e foi a capital dos czares até à revolução comunista.

É a segunda maior cidade da Rússia, depois de Moscovo. Foi fundada por Pedro, o Grande (1682-1725), para consolidar a conquista de território até ao mar com o objectivo de abrir à Rússia o caminho do Ocidente. Construída numa zona pantanosa, sobre 100 ilhas, no delta do Rio Neva, abre-se para o Golfo da Finlândia. Os canais e as 700 pontes estão na origem da designação de Veneza do norte.



Algumas obras de arte do Museu Hermitage


1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Caro RN;

Gostei de recordar a minha visita à Russia feita no ano de 2000, que começou precisamente em S. Petersburgo e terminou após 2.000 kms de barco por lagos, rios e canais, com recurso a comportas, em Moscovo.

S. Petersburgo é das cidades mais fascinantes que visitei pela sua beleza natural - uma Veneza em ponto gigante - e pelos monumentos; uns recém recuperados e outros em plena fase de recuperação.

Resta acrescentar que o propósito da viagem era o de visitar o Hermitage mas o pouco tempo que nos concedem para visitar o Palácio/Museu, a velocidade a que nos obrigam a andar e a quase não permissão de parar para ver as obras deixa algum desgosto.

Também visitei Peterhof, nos arredores de S. Petersburgo, residência de verão do Csar, com os trabalhos de talha do salão da entrada e do salão de jantar já restaurados - levou cerca de 12 anos a concluir o restauro, se bem me lembro - e os jardins muito bem cuidados.

Da construção/habitação nos arredores das grandes cidades e nas aldeias do norte, muitas delas sem saneamento básico e esgotos a céu aberto, falaremos noutro post que este é apenas dedicado à arte.

Obrigada pelo post! :)