2005/01/27

Freitas Socialista

Ia eu no trânsito a tiritar com a anunciada vaga de frio que, talvez para contrariar os bem avisados alertas não veio mas depois quando já não vinha afinal veio
… ia eu na estrada quando a Antena I me anuncia:

"na sua crónica da Visão que hoje saíu, o Professor Freitas do Amaral diz que vai votar no PS. Afirma que Sócrates foi um bom Ministro do Ambiente e vai ser um 1º Ministro à altura de pôr isto na ordem. E… e para que reste alguma coisa do país, após as experiências de Santana Lopes, é indispensável que o Partido Socialista tenha maioria absoluta."
Foi isto. Mais ou menos. Estou a citar de memória. E, para a alegria do trânsito, o atento locutor, acrescentou: agora o nosso analista Raul Vaz vai fazer o seu comentário.

"Bom… já se sabe… o Professor Freitas do Amaral quer ser candidato à presidência da República e precisa do apoio do PS. Isto é, quero dizer, ele está a dizer isto por profunda convicção e não tem relação nenhuma com a sua hipotética candidatura. Aliás ele é de direita ou seja é de esquerda. Foi fundador do CDS apoiou Durão Barroso e pede o voto para os socialistas porque não gosta de Santana Lopes. Nada disto admira porque ele apoia totalmente Francisco Louçã e a extrema esquerda. Estou a falar do Iraque, certamente…

travei a fundo para não bater no carro da frente que surpreendentemente resolveu parar num sinal amarelo, Como se isto do Iraque pudesse ser critério de separação de águas entre esquerda e direita!!!…Ainda apitei instintivamente mas logo me arrependi, ou melhor, não, reparei que era uma mulher por sinal bastante mais nova que eu, sorri, abanei com a mão a fazer as pazes e compus o cabelo. Tenho uma secreta inveja das mulheres que guiam e conseguem parar nos sinais amarelos. Paciência. Lóbulo esquerdo do cérebro na mulher e o direito no Raul Vaz, a ouvi-lo…

… dizendo isto – dizia ele - não estou a concluir que o Professor Freitas do Amaral seja esquerdista porque sem dúvida que é um homem da direita excepto naturalmente quando não é. E estando ele agora a dizer isto também pode noutras circunstâncias pensar o contrário. Portanto não há dúvida que o Profess …

Não conseguindo ultrapassar o Golf da rapariga do sinal amarelo nem sequer, por causa do trânsito, pôr-me a seu lado, passei para a TSF.

Não estou com isto a pôr em causa a límpida análise de Raul Vaz. O relato que aqui faço todo ele assente nos balbuciantes alicerces da memória pode não estar ipsis verbis mas, isso posso garantir, é rigorosamente fidedigno. Raul Vaz é um comentarista altamente qualificado penso eu que não o conheço e as suas considerações são profundamente esclarecedoras. Quando esclarecem. Podendo ser vago ou muito rigoroso depende. Penso eu. Portanto isto não sendo uma crítica também não é um elogio.

Puxa vida. O estilo pega-se…

2 comentários:

Anónimo disse...

Está muito giro, fartei-me de rir :) LN

Anónimo disse...

é a ler estas merdas de pseudo intelectuais, e sobretudo muito tempo depois dos factos, que se percebe este país...