2021/11/30

PRESOS POLÌTICOS - Anos de prisão

É uma lista de presos políticos do PCP que mais anos de prisão sofreram durante a ditadura fascista.
Falta a lista dos presos políticos de outros partidos ou quadrantes políticos que não consegui recolher até ao momento.






2021/03/10

A bela Patricia Janečková e o seu belíssimo canto

Patrícia Janečková

Esta miúda - tem só 23 anos - canta maravilhosamente. É eslovaca mas nasceu na Alemanha, em 18 de Junho de 1998.
Diz a Wikipédia que "Ela venceu o programa de televisão checoslovaco Talentmania em dezembro de 2010[1] e se tornou famosa mundialmente, após a conquista, graças à cobertura da rede de televisão CNN."
                                                                Maravilhem-se! 


“Mein Lippen sie Kussen so heiss” (Meus lábios que beijam tão quentes)

é uma ária da opereta “Giuditta” do compositor austríaco Franz Lehar,

Giuditta: Cena IV. A letra da ária cantada pela Patrícia Janecková é esta:


Não sei porquê,
todos falam logo de amor,
quando estão perto de mim,
e me olham nos olhos
e me beijam as mãos.

Não sei porquê,
todos falam da magia,
a que nenhum homem resiste,
quando me vê,
quando passa por mim.

Mas quando a luz vermelha se acende
à meia-noite,
e todos escutam a minha canção,
tudo se torna mais claro:

Os meus lábios beijam tão quentes,
os meus membros são dóceis e brancos,
está escrito nas estrelas,
deves beijar, deves amar!
E eu danço, como que embriagada, pois sei,
Que os meus lábios beijam tão quentes!

Pelas minhas veias
corre o sangue da bailarina,
pois minha bela mãe
foi a rainha da dança
no Alcazar dourado.

Ela era tão maravilhosa,
muitas vezes a vi em sonhos.
Tocando a pandeireta numa dança selvagem,
e seus olhos se viam arder.

Ela renasceu em mim,
tenho o mesmo destino.
Danço como ela o fez à meia-noite,
e sinto o mesmo.

Os meus lábios beijam tão quentes…


2021/02/06

A revolução Etíope de Setembro de 1974

Estive em AdisAbeba, (3.400.000 ha) na Etiópia, país com cerca de 90 milhões de habitantes, para participar nos festejos do 3º aniversário da revolução, o seu "25 de Abril", que ocorreu em 12 de Setembro de 1974, depôs o imperador Hailé Selacié e um regime feudal. Em conversa com os capitães do "MFA etíope" , capitães bastante jovens, talvez por gentileza, eles me afiançavam que a sua revolução tinha sido inspirada na nossa que ocorrera 5 meses antes. Socorreu-nos o Francês que vários deles falavam porque o Etíope ou o Português, não funcionavam ali no Corno de África, em terras do Preste João.
Eu revelava-lhes o meu grande interesse em visitar a sua pátria nomeadamente porque, ao que se sabe, foi ali que, há uns 160.000 anos surgiu o Homo Sapiens o homem e a mulher actuais que depois se espalharam pelo resto do planeta até hoje. A Etiópia é um dos mais antigos países do mundo e o único em África que não foi colonizado, excluindo a breve ocupação pela Itália fascista de Mussulini (1936–1941) na sequência da segunda guerra italo-etíope.
Hospedaram-me no Hotel Ghion (Leão) e dali parti a pé para a tribuna, para assistir ao desfile da grande manifestação popular, dispensando o transporte que me facultavam, porque era próximo, já conhecia o caminho e queria ver a cidade. Arrependi-me. Uma chuva torrencial desabou sobre a cidade e a água entrava-me pelo colarinho e saía-me aos pés. Mas "não há mal que sempre dure" e tão rápida foi a chuva em aparecer como em desaparecer. Seguiu-se um milagroso sol tropical e abrasador que me enxugou em três tempos. Aí percebi que andarem todos de chapéu de chuva ou de sol pela rua não era uma moda parva. Para além do vídeo que por aí apanhei e mostra Adis Abeba, ofereço-vos umas fotos que lá tirei. Há ainda uma foto das Pirâmides de Gizé no Egipto que tirei, quando na viagem de regresso, as sobrevoei.

Ao Fundo o Hotel Ghion (Leão)





                          Esta foto é do Google                                                 Pirâmides do Egipto

2021/01/24

Amália a incomparável Amália em ABANDONO

Esta canção de Amália foi proibida pela PIDE, a polícia política do fascismo de Salazar, porque foi entendida como uma homenagem aos presos políticos na terrível prisão do Forte de Peniche.
 



2021/01/21

SERENA a artista da belíssima voz

 Esta miúda, quero dizer, esta artista! é uma jovem da minha aldeia, Vilar, do concelho do Cadaval e  ainda que em 4º grau é minha prima pois o seu bisavô, o Diniz, era meu primo direito. Não fiquem a pensar que tenho cento e tal anos. Tenho apenas 50 e tal mais concretamente... 50 e 32. Mas adiante. 

A jovem é a já famosa vocalista de nome artístico SERENA mas o seu nome, mesmo nome, é Laura Varges.  E só vos informo que sou primo dela, mesmo que afastadíssimo, porque é uma jovem cheia de talento, com uma voz maravilhosa e, como vereis no vídeo, lá para o meio, na conversa com o pessoal do The Voice Portugal é também uma jovem desembaraçada e plena de "glamour".
No Youtube escolhi este, entre os muitos vídeos dela, porque dá para apreciar também a sua conversa com o pessoal do programa televisivo.