2021/02/06

A revolução Etíope de Setembro de 1974

Estive em AdisAbeba, (3.400.000 ha) na Etiópia, país com cerca de 90 milhões de habitantes, para participar nos festejos do 3º aniversário da revolução, o seu "25 de Abril", que ocorreu em 12 de Setembro de 1974, depôs o imperador Hailé Selacié e um regime feudal. Em conversa com os capitães do "MFA etíope" , capitães bastante jovens, talvez por gentileza, eles me afiançavam que a sua revolução tinha sido inspirada na nossa que ocorrera 5 meses antes. Socorreu-nos o Francês que vários deles falavam porque o Etíope ou o Português, não funcionavam ali no Corno de África, em terras do Preste João.
Eu revelava-lhes o meu grande interesse em visitar a sua pátria nomeadamente porque, ao que se sabe, foi ali que, há uns 160.000 anos surgiu o Homo Sapiens o homem e a mulher actuais que depois se espalharam pelo resto do planeta até hoje. A Etiópia é um dos mais antigos países do mundo e o único em África que não foi colonizado, excluindo a breve ocupação pela Itália fascista de Mussulini (1936–1941) na sequência da segunda guerra italo-etíope.
Hospedaram-me no Hotel Ghion (Leão) e dali parti a pé para a tribuna, para assistir ao desfile da grande manifestação popular, dispensando o transporte que me facultavam, porque era próximo, já conhecia o caminho e queria ver a cidade. Arrependi-me. Uma chuva torrencial desabou sobre a cidade e a água entrava-me pelo colarinho e saía-me aos pés. Mas "não há mal que sempre dure" e tão rápida foi a chuva em aparecer como em desaparecer. Seguiu-se um milagroso sol tropical e abrasador que me enxugou em três tempos. Aí percebi que andarem todos de chapéu de chuva ou de sol pela rua não era uma moda parva. Para além do vídeo que por aí apanhei e mostra Adis Abeba, ofereço-vos umas fotos que lá tirei. Há ainda uma foto das Pirâmides de Gizé no Egipto que tirei, quando na viagem de regresso, as sobrevoei.

Ao Fundo o Hotel Ghion (Leão)





                          Esta foto é do Google                                                 Pirâmides do Egipto

Sem comentários: