2020/06/12

PRISÃO DE CAXIAS - MONUMENTO AOS EX-PRESOS POLÍTICOS

.
No dia 10 de Junho foi inaugurado em Caxias, no jardim em frente da estação do CP, um monumento da autoria do escultor Sérgio Vicente, evocativo da libertação dos presos políticos daquela prisão, no dia 26 de Abril de 1974, na sequência da revolução dos cravos.
O monumento é da responsabilidade da Câmara Municipal de Oeiras, presidida por Isaltino Morais e de uma comissão constituída por representantes da Associação 25 de Abril: Ramiro Soares Rodrigues, Mário Simões Teles, por Otelo Saraiva de Carvalho, por Fernando Vicente, por José Pedro Soares em representação da URAP, por Fernando Cardeira em representação do Movimento Cívico "Não Apaguem a Memória" - NAM, por Raimundo Narciso na qualidade de membro da CICAM (Comissão de Instalação dos Conteúdos e da Apresentação Museológica para o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade na Fortaleza de Peniche).
Do monumento faz parte um passeio no qual está gravado o número de presos, naquela cadeia. em cada um dos anos, de 1936 a 1974. Por exemplo, 399 homens em 1938 ou 603 homens e 79 mulheres em 1958.

.


 Capitão de mar e guerra Ramiro Soares Rodrigues e presidente da CMOeiras Isaltino Morais
Escultor Sérgio Vicente autor do monumento
 José Pedro Soares em representação da URAP
Da esquerda para a direita: Isaltino Morais, José Zaluar , Fernando Cardeira, Artur Pinto e Raimundo Narciso


 Ex-presos políticos da prisão de Caxias
  Ex-presos políticos da prisão de Caxias
 Ex-presos políticos da prisão de Caxias