2017/12/09

Hvorostovsky e Garanca - deslumbramento

Hvorostovsky era um barítono com uma voz deslumbrante. Morreu em 22 de Nov de 2017, com 55 anos devido a um tumor no cérebro. Aqui vêmo-lo com a bela mezzo-soprano Garanca que tem uma voz não menos esplendorosa. Ele é russo de Krasnoyarsk e ela letã de Riga, nascida a 16 de Set de 1976.


«O crítico britânico Norman Lebrecht, da BBC3, recordou o barítono russo, como "o melhor 'Eugene Onegin' da atualidade, o Don Giovanni mais sensual e o dominante Rigoletto", numa referência às suas interpretações dos protagonistas de Tchaikovsky, Mozart e Verdi.
Nascido na cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria, Hvorostovsky desenvolveu uma carreira de renome desde a década de 1980, depois de escapar a uma vida nas ruas, enquanto adolescente, e de conseguir ultrapassar um problema com o álcool que podia ter posto fim a um percurso aplaudido pela crítica e pelos públicos que o viram e ouviram, como recorda o New York Times.
Em 1989, venceu a competição internacional de canto lírico, em Cardiff, no Reino Unido, batendo o barítono Bryn Terfel.
Segundo a biografia patente no 'site' oficial, o Hvorostovsky foi o primeiro cantor de ópera a realizar um concerto a solo com orquestra e coro na praça Vermelha, em Moscovo, que foi transmitido em mais de 25 países.
Em maio, apresentou-se na Metropolitan Opera Gala, em Nova Iorque, onde surpreendeu o público presente com uma aparição inesperada em palco, para cantar "Cortigiani, vil razza dannata", do "Rigoletto", de Verdi. No mês anterior, cancelara a participação no elenco de "Eugeni Oneguin", de Tchaikovsky, naquele teatro.
Em junho, atuaria pela última vez, em Krasnoyarsk, a sua cidade natal.