2020/02/22

PEDRO BAPTISTA - CIDADÃO DO PORTO

Esta 5ª feira, 20-02-2020, foi um dia fatídico. Nesse dia, num dia, morrem dois amigos meus. Pedro Baptista no Porto e Joaquim Pina Moura em Lisboa. Ao Pina Moura que estava muito mal há anos, dediquei a crónica precedente e agora dedico umas palavras ao meu amigo Pedro Baptista, ao passado comum e à terrível surpresa, pois encontrava-se bem e como sempre muito activo.

Membro da Assembleia Municipal do Porto fora nomeado comissário geral para as comemorações dos 200 anos da Revolução Liberal do Porto. Poucas horas antes da inauguração do grande evento cuja preparação o ocupou nos últimos tempos Pedro Baptista despediu-se no Facebook com


“É hoje! Até já!”. Até nunca, até nunca, afinal.

Quando com José Barros Moura, José Ernesto, António Graça, António Hespanha, Pina Moura, Victor Neto, José Manuel Correia Pinto,  José Luís Judas, Fernando Castro, António Teodoro, Osvaldo de Castro, e muitos outros criámos, em 1992, a associação política Plataforma de Esquerda, Barro Moura, amigo de Pedro Baptista, convidou-o a participar. Na sequência do acordo com o PS para as eleições de 1995 para a AR fomos ambos eleitos deputados. Trabalhávamos no mesmo gabinete, grande e espaçoso que acolhia ainda, o capitão de Abril Marques Júnior, a Maria Carrilho e o ex-ministro Eduardo Pereira. De modo que convivemos de modo muito próximo, durante 4 anos o que me permitiu apreciar a inteligência e sagacidade do Pedro para além do seu agradável espírito de humor quantas vezes cáustico. Lembro-me de quando nas 6ªs feiras, ao fim da tarde, antes de partir para o seu muito querido Porto, gostava de nos desafiar e despedia-se de nós “Até para a semana! Vou para Portugal!!”, sim que o Sul não passava de terra de mouros!

Pedro Baptista era um apaixonado e grande cultivador da nossa língua e da história de Portugal. Tenho alguns dos livros que publicou. Encontrávamo-nos de longe em longe, mais em Lisboa que no Porto. E conversávamos, até há poucos dias, pelo Facebook. Desfecho tão inesperado deixa-nos perplexos e tristes. Ficam os pêsames à família tragicamente enlutada.
* Nota: a imagem foi obtida aqui (Link) 


Joaquim Pina Moura deixou-nos

Morreu o Joaquim Pina Moura. O nosso querido amigo Pina Moura. Era um dos meus amigos mais estimados. Mas há muito que vinha morrendo aos poucos, a perder a noção do mundo à volta. Afligia-me muito estar com ele neste estado. O velório é neste domingo, 23 de Fevereiro, no Museu dos Coches, em Belém, Lisboa.
Joaquim Pina Moura com Herculana de Carvalho, sua mulher, em 13 de Novembro
de 2009 com um grupo de amigos num restaurante em Lisboa.


Convivemos estreitamente durante muitos anos no PCP e no seu Comité Central. Depois, com outros, afastámos-nos do PCP num processo que decorreu entre 1987 e 1991. Ainda no partido mas já em processo de rotura criámos com outros, muitos outros, o INES (Instituto Nacional de Estudos Sociais) um movimento político que mobilizou uma grande parte da intelectualidade do PCP nomeadamente José Saramago e muitos outros intelectuais e artistas

Para fundamentar e alicerçar as propostas políticas que depois defendíamos nas reuniões do Comité Central do PCP, fizemos muitas reuniões em casa de Pina Moura.

Consumada a rotura com o partido em 1991 criámos, Pina Moura, Barros Moura, Mário Lino, José Luís Judas, Osvaldo de Castro, Vitor Neto, Fernando Castro, Hilário Teixeira, eu próprio e outros ex-militantes do PCP e activistas políticos de outras origens, uma associação política a Plataforma de Esquerda que atingiu os 1.200 associados.

Nas vésperas das eleições para a AR de 1995 a plataforma de Esquerda fez um acordo eleitoral com o PS e  desenvolveu um trabalho de mobilização conjunta do eleitorado em todo o país nos chamados Estados Gerais nos quais Pina Moura teve um papel muito destacado que não passou despercebido a Guterres que, após a sua vitória eleitoral em 1995, o chamou para Secretário de Estado, e depois numa carreira fulgurante para Ministro da Economia e em seguida para Ministro da Economia e das Finanças. 

Encontro com Gorbatchov em Cascais a convite de José Luís Judas então presidente da Câmara Municipal desta idade. Pina Moura está à esquerda de Gorbatchov. A foto é de notícia do Expresso, de 24 de Junho de 1995

Pina Moura para além das sua grande capacidade intelectual e de trabalho era um companheiro muito solidário e que todos os seus amigos muito prezávamos. Apesar do seu estado de saúde, desde há tantos anos, a notícia do seu falecimento causou entre os seus amigos grande consternação.
À Herculana, aos filhos, ao irmão Viriato, à restante família, sentidos pêsames, meus e da Maria Machado.