2015/05/10

Georgia O' Keeffe e suas telas

«Georgia Totto O'Keeffe (Sun Prairie, Wisconsin, 15-11-1887 – Santa Fé, Novo México, 6 -3 -1986) Estudou pintura no Art Institut of Chicago e mais tarde na Universidade de Columbia em Nova Iorque. Enquadrada na pintura modernista tem telas onde pinta os sedutores arranha-céus que nos finais do século XIX encantaram também outras pintoras como Tamara de Lempika. Em 1916 conheceu o fotógrafo Alfred Stieglitz. Casariam em 1924 e Georgia começou por expor no seu atelier de Nova Iorque.
«As suas telas de paisagens e flores foram muito apreciadas a partir de 1928. Georgia é considerada uma das pintoras norte-americanas de maior sucesso do século XX.»
Isto é o q eu está ali na Wikipédia. E acrescento uma pitada de sal. Dizem que O-Keeffe e Stieglitz,  ele fotógrafo e também famoso, se deixaram levar por uma paixão de subir aos céus e que ele lhe fotografou o corpo centímetro a centímetro.
Entretanto quem goste de pintura pode comprar por 5€ e picos um livrinho sobre esta pintora muito famosa nos EUA no passado século, com muitas imagens, numa dessas vendas de livros do Metro .
Recomenda-se uma visita aqui : http://www.georgiaokeeffe.net/paintings.jsp
 
 
 

As de baixo com um clique ficam do tamanho das de cima