2016/07/03

Hieronymus Bosch - O JARDIM DAS DELÍCIAS


Hierónymos Bosch (na imagem) nasceu, segundo se crê, em 1450 e morreu em 1516, na cidade de Hertongenbosh, no sul da actual Holanda e próximo da Bélgica, possessões então do vasto império de Filipe II de Espanha e I de Portugal. H. Bosch faleceu há 500 anos e o museu do Prado, em Madrid, que tem a maior coleção de quadros de HB organizou uma exposição comemorativa, aberta até 11 de Setembro de 2016, que reúne além das obras do museu outras vindas nomeadamente de NY, de Viena e de Lisboa.
A obra de Hierónymos Bosch é considerada uma das mais importantes da história da pintura e o tríptico O JARDIM DAS DELÍCIAS, que pertence ao museu do Prado, é uma das suas pinturas mais célebres.
A genial obra de Bosch é, na história da pintura a mais surpreendente, a mais enigmática e indecifrável. A imaginação, o sonho, o delírio da razão... No Jardim das Delícias exalta-se o erotismo condena-díssimo pela religião católica ou aquelas cenas eróticas, lascivas ou simplesmente sugestivas são a denúncia e a condenação da luxúria e do sexo?
Estudos sobre a vida do grande artista, filho e pai de pintores, há-os para todos os gostos. Membro de ordem religiosa era profundamente católico ou a demonstrada religiosidade era um disfarce para clandestinamente ser activo membro de seita herética e "iluminista"?  A maior parte dos estudiosos inclina-se para a primeira versão.
Nas imagens estão o tríptico Jardim das Delícias e pormenores dos três quadros que o compõem.
Deixo-vos três "links" que encontrei ao acaso na net sobre HB, não me responsabilizando pela qualidade, dei apenas uma olhadela por eles. Link 1link 2link3.
Imagens do também muito célebre tríptico AS TENTAÇÕES DE SANTO ANTÃO que o museu de Arte Antiga de Lisboa emprestou para a exposição de Madrid, podem ser vistas aqui: link. (Um clique nas imagens amplia-as)
 
 Tríptico O JARDIM DAS DELÍCIAS
As imagens seguintes são pormenores do tríptico