2013/05/31

Soares junta as esquerdas na reitoria da UL

Mário Soares tomou a iniciativa de organizar um encontro  "contra a política de austeridade" com os partidos de esquerda representados na AR para que em conjunto falassem sobre a situação dramática que o país atravessa. Para que se encontrem, para que falem de tanto que os pode unir para bem dos portugueses. Para que se inicie um caminho virtuoso que conduza a um governo e uma política que salve Portugal da praga que é o Governo da "Tróica" que não dos portugueses.
 
A iniciativa teve o acolhimento de Sampaio da Nóvoa ainda reitor da Universidade de Lisboa em cujo anfiteatro se realizou o encontro. Na Mesa estavam Mário Soares,  Maria do Rosário Gama, líder da Associação de Aposentados Pensionistas e Reformados (APRE), Cecília Honório, deputada do Bloco de Esquerda, João Ferreira, eurodeputado do PCP ,  Ramos Preto deputado do PS e António Sampaio da Nóvoa que falaram por esta ordem.
Todos foram muito aplaudidos mas Sampaio da Nóvoa levantou em aplausos várias vezes ao longo do seu discurso o anfiteatro inteiro. Aqui e ali ouviam-se apelos a que se candidate à presidência da República.
De cada vez que o governo era referido reboavam pelo anfiteatro os gritos de demissão, demissão. Já quando era pronunciado o nome do mais alto magistrado da nação a vozearia mudava para "palhaço", "palhaço". 
Após a sua intervenção, Soares leu uma mensagem de um dos organizadores que não pôde estar presente e nomeou por "o camarada Pacheco Pereira". Presentes muitos dos organizadores, promotores e dirigentes partidários,  nomeadamente Vitor Ramalho os líderes da UGT, Carlos Silva, e da CGTP-IN, Arménio Carlos, o ex-candidato à Presidência da República Manuel Alegre, o sociólogo Boaventura Sousa Franco, João Semedo, Catarina Martins e Francisco Louçã do BE, Domingos Abrantes do PCP, deputados do PS, Ferro Rodrigues, Pedro Nuno Santos, Sérgio Sousa Pinto, Alberto Costa, o antigo presidente da AR, Almeida Santos, militares como Vasco Lourenço, Pezarat Correia e muitas outras personalidades da política, da ciência, da universidade, da cultura.
A sessão terminou com a mesa e assistência de pé a cantar a Grândola.