2020/09/15

 


Olá, seja bem-vindo a mais um vídeo do blog Como Educar Seus Filhos. 

Eu sou Carlos Nadalim e é com muita alegria que hoje, neste vídeo, vou disponibilizar para você uma entrevista que realizei em agosto em Minas Gerais com o professor José Morais. Se você ainda não conhece o professor José Morais, você ficará encantadíssimo, pois se trata de um dos grandes nomes da ciência cognitiva no mundo. 

José Morais é professor emérito da Universidade de Bruxelas e é um dos grandes pesquisadores no campo da ciência cognitiva, estabelecendo as relações entre a ciência cognitiva e a educação. Você que já está com o “saco cheio” do construtivismo e não sabe como justificar sua posição terá agora a oportunidade de conhecer um autor, pesquisador e cientista de renome mundial que prova por “A+B” porque o construtivismo é ineficaz. Nos escritos do prof. José Morais e em suas pesquisas vocês encontrarão dados e mais dados sobre a eficácia do método fônico. 

Por que fico tão contente ao apresentar o professor José Morais para vocês? Porque no meu curso “Ensine Seus Filhos a Ler – Pré-Alfabetização” tenho toda uma fundamentação teórica pautada na obra do professor José Morais. Acompanhe a entrevista, nela farei algumas perguntas a respeito do livro Criar leitores, que recomendo para todos. Tentei aproveitar ao máximo o tempo disponível para a entrevista. 

O professor Luiz Faria e eu ficamos por duas horas ao lado do professor José Morais e, como a entrevista ficou muito longa, fizemos uma edição especial para disponibilizar os melhores momentos da conversa. Acompanhe com atenção, faça suas anotações, com certeza você deve se interessar por esse assunto importante que é a alfabetização de crianças.

Por falar em alfabetização, quero anunciar aqui que futuramente lançaremos uma nova turma do curso “Ensine Seus Filhos a Ler – Pré-Alfabetização”. Se você tem interesse em participar dessa nova turma, cadastre-se e receba todas as nossas atualizações e as informações sobre a nova turma do curso.

Fiquem agora com a nossa entrevista, espero que gostem da minha conversa com o professor José Morais.

Prof. Carlos: Olá, seja bem-vindo a mais um vídeo do blog Como Educar Seus Filhos! Hoje estou ao lado de um dos mais importantes psicolingüistas do mundo, o professor José Morais. Professor, seja muito bem-vindo ao blog.

Prof. José Morais: É um prazer estar aqui.

Prof. Carlos: O professor José Morais teve uma carreira na Universidade livre de Bruxelas e tem um imenso trabalho e livros publicados sobre alfabetização. Professor José Morais, li com muito cuidado o seu livro Criar leitores. No primeiro capítulo da obra você mostra a importância da família no início do processo de alfabetização e fala sobre a leitura partilhada e seus benefícios, como ela deve ocorrer não só no ambiente escolar, mas também em casa. Você poderia explicar aos pais o que é a leitura partilhada, sua importância e seus benefícios ao longo da alfabetização?

Prof. José Morais: A leitura partilhada é feita pelos pais porque a criança ainda não sabe ler. Então, com o livro entre eles (ou outro suporte), o pai ou a mãe lê para o filho (ou filhos) indicando o que está no texto, como as imagens também, sobretudo para crianças pequenas. Então, vai apontando, mostrando as imagens, como a leitura se faz da esquerda para a direita, mostrando o que é a letra, que há espaços vazios entre as palavras, enfim, tudo isso é importante para a criança começar a se familiarizar com o material escrito e com outros aspectos também. Em geral, isso não se dá nos primeiros anos, é claro, mas um pouco depois. A linguagem escrita é muitas vezes de evocação, fala de coisas que não estão presentes e utiliza construções sintáticas que não são habituais na linguagem oral. Por outro lado, também se trata de uma linguagem um pouco mais sofisticada. Tudo isso vai habituar a criança não só às características do material escrito, mas até a características, digamos, de uma linguagem mais avançada que ela tem de dominar também para que, ao chegar à escola e encontrar os textos que lá terá de trabalhar e começar a ler, isso não crie dificuldades para ela.

Prof. Carlos: O senhor comenta em alguns momentos os benefícios da prática da leitura partilhada. Poderia citar alguns?

Prof. José Morais: São enormes, mas aqui faço uma ressalva. Há estudos que...
......
Continua aqui: http://puxapalavrainextenso.blogspot.com/2020/09/entrevista-ao-prof-jose-morais.html 

Sem comentários: